Papo de Mestre

Aqui você encontrará dicas preciosas para fazer
churrasco como um verdadeiro MESTRE!

Garanta um sabor delicioso em suas carnes

Ao assar carnes inteiras e que sejam muito grandes, é recomendado temperá-las apenas com sal grosso. A gordura também pode ser sua aliada na garantia de uma carne saborosa e suculenta, o segredo é não exagerar! Descarte a maior parte da gordura e deixe apenas um pouco. Quando a carne ficar pronta, remova-a por completo.

Você já assou carnes no forno e elas ficaram ressecadas?

Então fique ligado nesta dica que trouxemos para você!

Para que a carne não resseque no forno, o primeiro passo é assá-la com o corte inteiro, pois quanto mais fatiada estiver e quanto menor a fatia, as chances de queimá-la aumentam. Também é importante cobrir a carne com papel alumínio e só retirar nos minutos finais de cocção. Isso ajuda mantê-la úmida. E, por último, verifique de meia em meia hora o ponto da carne.

Dica de receita para a Ceia de Natal

Entrando no clima natalino, trouxemos uma deliciosa receita para deixar sua Ceia de Natal ainda melhor.

Picanha ao alho

Ingredientes
• 1 peça de picanha
• 1 kg de sal grosso
• 3 cabeças de alho amassadas
• ½ xícara de salsinha picada
• ½ xícara de azeite

Modo de preparo
Para começar a temperar a picanha, separe um recipiente de vidro e cubra com uma camada de sal grosso. Em uma xícara, coloque o alho e misture com o azeite. Usando uma faca, faça furos na carne, isso ajudará na absorção do tempero. Com a ajuda de um pincel culinário, passe essa mistura em todas as extremidades até a carne ficar bem coberta. Salpique salsinha por cima. Vire e deixe a gordura para cima, cubra essa parte com sal grosso. Deixe descansar por 30 minutos. Em um forno pré-aquecido a 250ºC, coloque a carne para assar em um recipiente untado com uma camada fina de azeite durante 1 hora.

Como grelhar a carne de seu churrasco garantindo o sabor?

Ao fazer um churrasco, para garantir a maciez, suculência e sabor das carnes, é preciso explorar bem as técnicas de grelha.

As carnes devem ser colocadas bem próximas da brasa do carvão por um curto espaço de tempo – de 5 a 15 minutos. Dessa forma, você evitará o ressecamento do interior delas durante o preparo. Para quem tem preferência por uma carne malpassada, esse é o ponto ideal para alguns cortes. Para carnes mais grossas ou bem passadas, deve-se transferir para um espaço na grelha mais distante do fogo (assim ela irá grelhar de maneira homogênea).

Sempre tome cuidado com as labaredas de fogo, que podem ser causadas pelas gotas de gordura que podem pingar na brasa durante o aquecimento da carne. Para apagá-las, não jogue água, somente cinzas de um churrasco anterior ou um pouco de areia. Assim o fogo mantém sua altura e não perde a brasa.

Dicas de acompanhamentos para seu churrasco

Um acompanhamento perfeito não é aquele que disputa sabor com a carne ou se sobrepõe a ela. Pelo contrário, os sabores devem se complementarem. Por este motivo, as carnes sempre são acompanhadas por batatas, farofa, arroz e pães.

As batatas, por exemplo, são consideradas o acompanhamento perfeito para as carnes. Se embrulhadas em papel alumínio e assadas na grelha por 30 minutos, ficam muito saborosas.

Outra opção muito utilizada são as saladas de folhas. Você pode optar por folhas com sabor mais forte e picante, como o agrião e a rúcula.

Não se esqueça que as carnes possuem um alto teor de gordura, por isso, acompanhamentos mais leves são ideais para elas.

Conheça as principais churrasqueiras

Alvenaria
As churrasqueiras de alvenaria variam de tamanhos, modelos e valores para sua construção.

Elas podem ser construídas em áreas externas das casas ou dos apartamentos, mas podem ainda ser construídas internamente com o uso das chaminés.

Portátil
As churrasqueiras portáteis são indicadas para as pessoas que desejam ter uma excelente churrasqueira para assar as melhores carnes do mercado, mas não possuem área externa para a construção das tradicionais churrasqueiras de alvenaria.

As churrasqueiras portáteis podem ser utilizadas em campings com toda a praticidade, dessa forma você consegue comprar a sua carne preferida e fazer um ótimo churrasco onde estiver, seja na praia, na fazenda ou mesmo em um camping tradicional.

As churrasqueiras portáteis podem ser classificadas como:
- A carvão abertas e a bafo;
- A gás abertas e a bafo;
- Elétricas de pequeno porte;
- De fogão.

Dicas para fazer um bom churrasco

Com essas super cinco dicas você vai aprender a organizar um excelente churrasco para receber todos os seus amigos especiais e familiares e passar um um dia relaxante.

1. Tenha em mente o número de pessoas que vão participar do churrasco, mas deixe uma margem para convidados inesperados.

2. Prepare o ambiente pensando na interação dos convidados e no fácil acesso dos convidados as carnes e bebidas.

3. Caso você não deseje passar o churrasco todo na churrasqueira, deixe pré-combinado o revezamento com algum amigo. Você poderá contratar um profissional para ser o responsável por assar as carnes.

4. O cardápio deve abordar tanto o gosto dos adultos mais jovens quanto dos mais velhos.

5. Prefira uma boa casa de carnes e peça recomendações de carnes caso tenha alguma dúvida.

Dica de molhos para churrasco

Churrasco bom sempre tem acompanhamento gostoso. A farofa é um clássico, assim como o pão francês, a maionese e o arroz. Mas nada disso diminui a importância de um bom molho!

Não precisa ser sempre vinagrete. O tomate do vinagrete pode ser trocado pelo morango. Ele acompanhado por cebola, azeite, vinagre branco, balsâmico, manjericão e sal, fica muito bom e diferente.

A dica para quem gosta de um molho mais sofisticado, é o molho barbecue, que geralmente acompanha costelas em restaurantes de influência americana ou australiana, o sabor defumado combina muito bem com carnes e legumes.

O molho chimichurri é uma boa ideia para quem gosta e tem um pé nas raízes argentinas. Ele é uma mistura de ervas com azeite, que recebem um toque de vinagre. A base tradicional é feita com salsinha e orégano, mas você pode colocar os temperos que preferir.

Domingo de Páscoa

Vai receber os familiares no Domingo de Páscoa e está em dúvidas sobre o prato principal? Resolvemos dar dicas de pratos simples e fáceis para fazer e agradar a todos os paladares, inclusive os vegetarianos.

Bacalhoada: O peixe é um alimento nutritivo e pode ser utilizado de diversas formas na culinária. Nesta receita, o bacalhau vem acompanhado de batatas cozidas e amassadas com a palma da mão, ovos cozidos, brócolis, azeitonas pretas, cebola e alho a gosto. O tempeiro é uma união de sal, azeite, pimenta do reino e alecrim.

Costelinha de porco: Com o fim da Quaresma, muitas pessoas optam por carnes vermelhas no Domingo de Páscoa e por isso, a costelinha de porco feita na panela de pressão é uma boa pedida. A sugestão para uma carne suculenta e bem temperada é deixá-la marinando com molho shoyu, mel e vinho branco por meia hora, após isso, as costelinhas são levadas para a panela de pressão junto com cebolas picadas por mais 30 minutos.

Torta pascoalina: Essa torta é uma uma sugestão para os vegetarianos, o recheio cremoso deixa ela ainda mais apetitosa, que se consiste em: ricota, ovos cozidos e escarola. A massa é a igual de tortas salgadas, como a de frango e fica saborosa, bonita e nutritiva do mesmo jeito.

Como preparar o Frango Assado Perfeito

Use bons ingredientes para temperar a ave, ervas frescas, manteiga de qualidade ou azeite são fundamentais.

Também prefira limão ao vinagre, pois a fruta tem boa acidez e perfuma a carne, enquanto o vinagre pode tirar a suculência do prato.

Cubra o frango com papel alumínio, para que a carne não perca a umidade e, antes de assar, pré-aqueça o forno em temperatura alta (200°C), reduzindo o calor a 180°C ao colocar o frango no forno. Depois retire o papel, escorra a água que se formou e deixe corar até o ponto desejado.

Opções de carnes para ceia de natal

Com o natal se aproximando começamos a pensar nos pratos que serão servidos na ceia, sendo assim, separamos algumas opções de carnes que podem te ajudar a planejar a ceia perfeita!

Lombo de Bacalhau: É provavelmente o peixe mais consumido no final de ano, possui o paladar versátil e pode ajudar a compor saladas, massas, acompanhamentos e até outras carnes.

Filé Mignon: Para os amantes de carne vermelha, o filé mignon trás sofisticação sem perder o sabor. Embora tenha um valor calórico mais alto que as carnes brancas o file é uma fonte riquissima de ferro e vitamina B12.

Chester: Tipo de Frango que apresenta baixo teor de gordura e grande volume de carne na região do peito. É também uma excelente fonte de ferro, vitamina B12 e outros nutrientes encontrados em produtos de origem animal. Deve ser preparado com muito cuidado para não ressecar.

Lembrando que todas essas carnes podem ser encontradas na Casa Toro.

Como Planejar um Churrasco

Muitas pessoas, ao planejar um churrasco para um grande número de convidados tem dúvidas na quantidade de carne a ser comprada. Para se calcular a quantidade é preciso lembrar que haverá pessoas que vão consumir 250 gramas e outras até 1 kg de carne. Recomenda-se que, a média por pessoa seja de 400 a 600 gramas para adultos e 300 gramas para cada criança. Porém, caso você opte por servir vários cortes, aumente as quantidades por tipo de carne para não arriscar a falta caso seus convidados prefiram consumir uma só. Deve-se levar em conta que, além das carnes vão ser consumidos acompanhamentos como: pão de alho, saladas, farofas, arroz, aperitivos, vinagrete, chimichurri (mistura de temperos muito apreciada por argentines e uruguaios), etc.

Como amaciar a carne?

Para acrescentar um sabor maravilhoso à carne e deixá-la macia, marine a peça com cerveja por um tempo. Se preferir, o vinho também é uma excelente opção para garantir maciez ao corte, além de proporcionar um sabor incrivelmente gostoso!

Qual o melhor tipo de Carne para assar no forno?

O coxão duro é uma carne naturalmente fibrosa e mais rija, em que a gordura fica concentrada na parte externa. Esse corte é ideal para assados, além de outros preparos que exigem o cozimento lento. Carnes recheadas, rosbife, refogados e molhos ficam ótimos com o coxão duro.

Dicas para um bom espetinho

Antes de tudo é preciso escolher uma carne de qualidade. Uma boa sacada é utilizar carnes com um pouquinho de gordura, assim, ao assar, ela não resseca. Esse simples detalhe vai garantir um espetinho assado bastante suculento.

Muito mais sabor com Pão de Alho

O churrasco do final de semana pode ficar muito mais saboroso com um pão de alho caseiro!
Quer aprender a fazer? Então, acompanhe esse receita deliciosa!
Ingredientes:
6 pães franceses
1 vidro pequeno de maionese
2 colheres de sopa de alho picadinho
1 colher de sopa de orégano
1/2 xícara de chá de cheiro verde picado
1/2 xícara de chá de parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Em um refratário misture a maionese, o alho, o orégano, o cheiro verde, o sal e a pimenta e reserve. Em seguida, corte horizontalmente o pão francês em pequenas fatias, sem desprendê-las umas das outras. Passe a mistura reservada entre as fatias e ao redor de todos os pães e depois polvilhe com o parmesão ralado. Leve à churrasqueira para assar dos dois lados. Depois sirva-se à vontade

Dicas para uma deliciosa Farofa

Para deixar a sua farofa muito saborosa, você pode acrescentar um pouco de manteiga ou azeite no preparo. Ingredientes como bacon e linguiça também ajudam a dar mais sabor e umidade. Você também pode acrescentar molhos de carne, frango e legumes, mas atente-se à quantidade. Outros ingredientes podem trazer mais umidade à farofa, use e abuse de misturas com cenoura, tomate, ovo e muito mais.

Dica de Molho de Alho

Para acompanhar um churrasco ou uma carne assada a sugestão é um molho de alho super saboroso. É prático de fazer e fica pronto em questão de minutos.
Ingredientes:
- 200 ml de leite gelado
- 3 dentes de alho
- Sal a gosto
- Suco de 1 limão
- Pimenta do reino a gosto (opcional)
- Óleo até dar o ponto (aproximadamente 300ml)
Modo de preparo:
No liquidificador adicione o leite gelado, os dentes de alho, suco de limão e tempere com sal a gosto. Bata bem até que o alho fique bem triturado. Abaixe a velocidade do liquidificador, retire a tampa e despeje o óleo em fio e aos poucos até que o molho engrosse e chegue na textura desejada. Assim que chegar à consistência desejada adicione a pimenta do reino a gosto

O que combina com churrasco?

Quer acertar no ponto do churrasco e evitar aquele aspecto ressecado? Confira as dicas do mestre: A dica para carnes com gordura, como a picanha, é assá-las com a gordura para cima e, depois que a carne chegar ao ponto desejado, a gordura deverá ser posicionada para baixo, voltada para a brasa. Outra dica para evitar o ressecamento da peça é utilizar a parte inferior da churrasqueira (mais próxima ao fogo), para selar a carne em ambos os lados para manter o suco interno da carne. Na sequência, posicione a carne na parte superior da churrasqueira para assar. Se a preferência for por carne malpassada, dependendo da peça escolhida você não precisará fazer essa segunda etapa, pois a carne já estará no ponto.

Dicas para escolher as melhores carnes para churrasco

Vai receber seus amigos para o churrasco, mas está em dúvida do que preparar como acompanhamento? Veja as dicas do mestre e não erre: Antes de começar as compras, considere o perfil dos convidados. Os carboidratos não devem faltar, primeiramente por serem facilmente aceitos (todos gostam) e segundo porque equilibram a refeição quando combinados também com saladas (já falaremos delas). Ainda sobre os carboidratos, ofereça arroz, farofa ou mesmo batatas assadas, pois agradará tanto seus convidados adultos quanto as crianças. Um vinagrete ou uma salada verde são ótimas dicas, embora haja um grupo que amará uma salada de maionese. Para dar um toque ousado, ofereça saladas com pedaços de frutas. Essas combinações de sabores aliadas ao churrasco são um brinde ao paladar!